Dos 7 aos 14 anos (2° setênio), a criança precisa sentir muito forte dentro de si que o mundo é belo e que vale a pena fazer parte dele. A autoridade natural é baseada no amor - mãos firmes, mas carinhosas, e a liberdade que orienta. A criança faz o que o professor diz porque o ama e respeita profundamente.
A partir do 1° ano, a classe é composta por alunos da mesma faixa etária. A criança vai, ao longo de cada ano, experimentando sensações e tendo vivências ligadas principalmente à sua idade. Essa classe continuará junta ao longo de todo o ensino fundamental e com ela seu professor de classe, adulto de referência dentro da escola para a criança. A vivência comum, as tarefas, o esforço coletivo desde o 1° até o último ano forjam uma grande família ao redor desse professor tão especial.
Ao final do 2° setênio, a criança começa lentamente a adentrar os mistérios e as possibilidades do 3° setênio (dos 14 aos 21 anos), em que o jovem se abre para a vivência de que o mundo é verdadeiro. A autoridade baseia-se cada vez mais nas qualidades pessoais (o aluno obedece ao professor admirado e respeitado) e num crescendo de liberdade e responsabilidade.
No ensino fundamental, as matérias principais são lecionadas pelo professor de classe, que acompanha os alunos em seu desabrochar para o mundo ao longo dos anos escolares - do 1° ao 8°. Vale destacar que, tanto o professor de classe, quanto os professores de matéria (artes, música, línguas, etc.) estão conscientes de que seus alunos são individualidades que trazem o futuro em si e que devem ser preparados de maneira que possam se tornar seres humanos livres, capazes de dar sentido às suas próprias vidas.
Quanto mais variada a composição da classe, mais rico o aspecto. A convivência com a pluralidade é uma característica de uma sala de aula Waldorf. Nela, cada criança tem a chance de expressar-se e de ser ela mesma e, ao mesmo tempo, vivenciar a riqueza e a beleza de poder ser diferente e fraterna. O professor expõe a matéria com suas próprias palavras, os alunos fazem seus próprios livros com ilustrações das matérias dadas. A surpresa, a admiração, o prazer da descoberta, o planejamento, a improvisação, a ciência e a arte estão constantemente ligadas.
Ritmo de Grau
Cada manhã, quando o aluno chega à sala de aula, ele encontra o professor na porta, aguardando-o para olhá-lo nos olhos e cumprimenta-lo com um aperto de mão, sentindo assim sua temperatura.
Alguns momentos depois de ocuparem seus lugares, os alunos se levantam para recitar o verso da manhã. Trata-se de um poema curto, escrito por Rudolf Steiner, que na Pedagogia Waldorf tem por objetivo estimular a integração e aprendizado, falando da natureza e do bom trabalho. A solenidade do verso estabelece o tom para a "aula principal", com duração de 2 horas.
Ainda dentro do ritmo da manhã, antes da aula principal, os alunos são convidados a fazer exercícios rítmicos, musicais, poemas e até pequenas histórias - tudo de acordo com a época (assuntos e matérias) a ser trabalhada.
As áreas que desenvolvidas, a partir da proposta curricular, são as seguintes:
Língua portuguesa
Línguas estrangeiras modernas: Alemão e Inglês
Matemática e desenho de formas
Ciências sociais: História e Geografia
Ciências naturais: A natureza que circunda a criança, Ciências da Natureza
Artes gerais: Artes plásticas, modelagem, desenho, pintura e artes cênicas
Artes musicais: Música (flauta, violino, percussão e outros) e prática de coral
Trabalhos manuais: Crochê, tricô, costura, bordado
Culinária (aliada as aulas de matemática e outras matérias)
Jardinagem: Cultivo de flores e árvores, horticultura e compostagem
Euritmia
Marcenaria
Venha nos visitar e conhecer uma proposta pedagógica viva e inovadora. Horários da secretaria: das 8h as 13h e das 14h as 17h, de segunda a sexta-feira.
(11) 4825-6370
[email protected]
R. Eugênio Roncon, nº 80
Bairro Santana - Ribeirão Pires / SP
CEP: 09406-190
© Escola Waldorf Pomar - Desenvolvido por Tommate MKT Digital