FAQ

PERGUNTAS FREQUENTES

01 - Qual a origem das Escolas Waldorf?

Em 1919, Rudolf Steiner, filósofo austríaco, cientista e artista, foi convidado a dar uma série de palestras aos trabalhadores da Waldorf-Astoria, uma fábrica de cigarros localizada em Stuttgart, na Alemanha. Steiner começou a descrever qual seria o posicionamento apropriado de uma escola em relação à vida cultural, econômica e social naquela época conturbada, ao final da Primeira Guerra Mundial. As idéias de Steiner foram acolhidas por Emil Molt, dono da fábrica, que se empenhava não apenas em proporcionar uma escola complementar aos seus operários, mas também fundar uma escola para os filhos destes. Rudolf Steiner assumiu a concepção e direção da nova escola, dentro de uma ampla fundamentação pedagógica. Ele constituiu o primeiro colegiado de professores e trabalhou com eles, em mais de 70 palestras, seminários, conferências e assistências às salas de aula.

02 - Qual o objetivo do ensino Waldorf?

As Escolas Waldorf trabalham com base na pedagogia antroposófica desenvolvida por Rudolf Steiner, no início do século XX, fundamentada numa ciência empírica moderna e ampliada pelo conhecimento da realidade anímico-espiritual. Nela, cada criança é vista e respeitada como uma individualidade, com talentos, capacidades e objetivos de vida a serem desvendados.
Observar e desenvolver esses talentos e capacidades é a meta da escola. O esforço pedagógico busca fazer com que a criança vivencie as mais diversas situações, com todos os seus sentidos, para então chegar à reflexão e ao conhecimento. Também é meta da escola, despertar a sensibilidade artística e espiritual do aluno.

03 - O que é Antroposofia?

Correspondendo às suas raízes lingüísticas, a palavra Antroposofia (do grego Antropos - Homem e Sophia - Sabedoria) significa sabedoria a respeito do homem. Elaborada, em seus princípios, pelo filósofo e cientista austríaco Rudolf Steiner (1861- 1925), procura satisfazer a busca de conhecimento do homem moderno a respeito de si mesmo, buscando responder recorrentes perguntas do ser humano: Quem sou eu? De onde venho? Para onde vou? Qual é o sentido de minha existência?

04 - O ensino é "mais fraco", comparando-se às escolas convencionais?

Não. A diferença é a forma não intelectual com que os assuntos são trazidos às crianças, respeitando as suas fases evolutivas. Os conteúdos estudados numa escola Waldorf são os mesmos estudados em outras escolas. A diferença está na forma como são estudados e em tudo o que a escola oferece além do conteúdo tradicional, especialmente no campo artístico. Como resultado, os alunos desenvolvem uma presença social mais autêntica, maior criatividade e flexibilidade de raciocínio.

05 - Por que a Pedagogia Waldorf é diferente de outras Pedagogias?

Como disse Rudolf Steiner: "nosso mais alto empenho deve ser o de desenvolver seres humanos capazes de, por eles próprios, dar sentido e direção às suas vidas".
A principal meta de uma Escola Waldorf, é desenvolver o ser humano global: "cabeça, coração e mãos". Para tal há um currículo que balanceia as matérias de forma equitativa.
Para fins de didática dividiremos o currículo em duas partes:
- O currículo para a Educação infantil – 0 a 6 anos;
- O do Ensino Fundamental - que na escola Waldorf é de 9 anos.
Na Educação Infantil este currículo contempla extensa preocupação com matérias de arte, seja a música, a arte plástica, trabalhos manuais; além de matérias como: jardinagem, culinária e horticultura. Através dessas atividades as crianças se despertam para o aprendizado. Além dessas atividades há uma enorme preocupação em trabalhar as atividades de movimento, a fala, a coordenação, lateralidade etc. Seja através dos ritmos diários, ou através do brincar.
A fantasia e a criatividade são estimuladas através de histórias, teatros e dramatizações, canções, do brincar livre e da participação espontânea nas atividades da vida diária que desenvolvemos com as crianças; todas de acordo com a idade.

06 - Ao sair de uma escola Waldorf o aluno terá dificuldade de se adaptar em outra escola?

A prática mostra que não. Os alunos transferidos para outras escolas conseguem um bom desempenho e os comentários que recebemos é de que estes alunos demonstram possuir maior criatividade, interesse pelo que fazem e um bom entrosamente social.

07 - As Escolas Waldorf são reconhecidas pelo MEC?

Sim. E têm suas Propostas Político Pedagógicas avaliadas como uma das mais completas e adequadas aos novos Parâmetros Educacionais mundiais.

08 - Há alguma recomendação da Escola em relação à alimentação?

As crianças devem evitar os doces na parte da manhã, pois o organismo não está apto a digeri-los, o que prejudica a concentração. Na medida do possível, o ideal é receber uma alimentação natural isenta de agrotóxicos.

09 - Como é tratada a Religião nas Escolas Waldorf?

A Antroposofia não é uma religião. É uma visão do Universo e do Homem obtida segundo métodos científicos. Dessa cosmovisão decorre uma imagem do ser humano, que é objeto de constante estudo para os professores. A religião é abordada na escola Waldorf no sentido de desenvolver uma espiritualidade não ligada a qualquer crença ou dogma, mas sim aos mais nobres valores humanos como a ética, compaixão, solidariedade e gratidão.

10 - Como é a alfabetização na Escola Waldorf?

Na Escola Waldorf, a alfabetização tem início no Ensino Fundamental, devido ao respeito que se dá a diversos aspectos do desenvolvimento da criança, e não apenas o cognitivo ou intelectual.
Atualmente muitas crianças apresentam precocidade no lado intelectual, o que não quer dizer que tenham maturidade para submeter-se a um processo de alfabetização. Muitos problemas futuros podem ser evitados, quando se tem a devida paciência para esperar. Crianças que entram no primeiro ano Waldorf já alfabetizadas têm a oportunidade de conhecer as letras e a escrita de maneira viva e artística o que amplia em muito sua relação com o mundo letrado.

11 - Como a questão dos Limites é trabalhada?

O ser humano só alcança sua maturidade aos 21 anos. A criança gradativamente conquista autonomia, responsabilidade e liberdade. O limite é imprescindível para a criança em desenvolvimento.
Embora na educação infantil a criança tenha seu espaço de expressão através do brincar espontâneo, existem limites e atividades definidas, ritmo e horários, o que traz segurança para o ambiente.
Do maternal ao ensino fundamental, os limites são claramente colocados pelos professores, em linguagem adequada a cada faixa etária.

12 - Como se dá a participação dos pais na Escola?

Os pais têm a oportunidade de participar efetivamente de várias atividades da escola, inteirando-se e integrando-se à sua ação sócio-pedagógica. O sistema de gestão participativa, as comissões de trabalho (integração social, padrinhos, captação de recursos, obras, festas, comunicação), os grupos de estudos abertos à comunidade, os eventos pedagógicos, são algumas das instâncias abertas à participação, propiciando o trabalho conjunto da escola e da família.

13 - O que é Euritmia?

Para colocar de uma forma simples, Euritmia é uma arte do movimento, na qual música, rítmos, poemas ou sons, expressados através de movimentos corporais. Movimentos específicos que correspondem a sons e a notas específicas. A Euritmia também é chamada de "fala visível" ou "música visível" e faz parte do currículo de todas as Escolas Waldorf. Ela busca, primordialmente, harmonizar as forças e os movimentos corporais das crianças através de ritmos e sons.
A Euritmia estimula a coordenação e fortalece a habilidade de ouvir. Quando as crianças vivenciam a Euritmia, é como se fossem uma orquestra trabalhando numa relação espacial, ou seja: as relações espaciais de uma criança para com as outras, passam a ser bastante claras, o que ajudará também que cada criança fortaleça suas relações sociais.
A Euritmia é ensinada por um profissional que foi especialmente treinado para tanto e o seu uso também pode ser voltado para o terapêutico curativo ou ainda o artístico, através de performances.

14 - Por que as Escolas Waldorf recomendam que as crianças não assistam - tanto - TV?

A razão para isso tem tanto a ver com os efeitos físicos que a TV pode ocasionar numa criança em desenvolvimento, como quanto ao conteúdo da maioria das programações - inclusive infantis - apresentadas pela Televisão.
A Educação Waldorf acredita que a TV pode atrapalhar ou impedir seriamente o desenvolvimento da imaginação na criança. E a imaginação, dentro da visão Waldorf, é a principal faculdade para um desenvolvimento saudável do indivíduo.

15 - Como saber mais sobre a Pedagogia Waldorf?

Federação das Escolas Waldorf do Brasil
Entidade que agrega escolas Waldorf associadas de todo o Brasil e tem como missão defender seus interesses, auxiliar na formação de profissionais e a difundir os princípios da Pedagogia Waldorf na sociedade.

Sociedade Antroposófica no Brasil
Possui vasto conteúdo sobre a Antroposofia, a biografia de Rudolf Steiner e diversas aplicações da Antroposofia no mundo atual, entre elas a Pedagogia Waldorf.

Editora Antroposófica
Editora que conta com loja física e virtual, onde é possível adquirir títulos relacionados a Antroposofia e assuntos relacionados, além de obras audiovisuais e brinquedos de inspiração Waldorf.

WALDORF POMAR

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